1933 Foi um mau ano de John Fante

A um ano de terminar o liceu, Dominic Molise não vê o dia de sair da casa familiar, onde dominam a figura do pai, um pedreiro dado a aventuras extraconjugais, e a mãe beata, que jura ver a Virgem Maria no galinheiro do quintal. 

Dominica sonha ser uma estrela do baseball, agraciado com grandes vitórias, o reconhecimento público e um grande amor. Mas, em vez disso, está preso numa cidadezinha dilacerada pela pobreza, numa família em que tudo o que se espera é que os filhos façam o mesmo que os pais e os avós. Se a ambição de jogar baseball parece cada vez mais distante, os assuntos do coração também não lhe correm de feição. 

A história de um jovem dividido entre a tradição e a liberdade, entre a família e a autodeterminação, numa sociedade ressequida por uma devastadora crise económica. A história da luta de um indivíduo que personifica a luta de toda uma classe no tempo da Grande Crise Económica dos anos 30. Um romance cómico e comovente sobre a juventude e a sua dissolução na vida adulta.



John Fante nasceu em 1909, em Denver, Estado do Colorado. Começou a escrever em 1929 e viu o seu primeiro conto publicado em 1932. Em 1938, publicou 
 
A Primavera há-de chegar, Bandini, o primeiro romance da saga de Arturo Bandini, que inclui ainda Estrada para Los Angeles, Pergunta ao pó e Sonhos de Bunker Hill. Atingido pela diabetes em 1955, a doença levou-o à cegueira em 1978 e à amputação de ambas as pernas dois anos mais tarde. Não obstante, o sempre prolífico escritor continuou a escrever, ditando os seus textos à mulher. Sonho de Bunker Hill, o último volume da saga de Arturo Bandini, foi terminado desta forma, em 1982. 
 
Morreu em 1983, aos 74 anos. Apesar de não ter conquistado reconhecimento em vida, é hoje visto como um dos grandes autores da sua geração, notabilizado por ter sido mentor de Charles Bukowski..


This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

Leave a reply